Vamos falar de Branding mas antes de tudo eu preciso te fazer uma pergunta!
Você já pagou mais caro por um produto de uma marca específica?
Com certeza sim.
À primeira vista você pode não entender o motivo mas é por um simples fato, você tinha certeza que não receberia um produto com uma qualidade inferior
Isso é exatamente o que acontece quando uma marca é reconhecida por sua excelência e dessa forma a percepção de valor que é repassada é bem superior se comparada com seus concorrentes.
Um bom exemplo para isso é a Apple que a anos vem liberando o mercado, desenvolvendo produtos de referência. Ou seja, quando as pessoas enxergam um maior valor na sua marca elas estarão dispostas a pagar mais por seus produtos e serviços.
Para entender melhor como aumentar a percepção de valor da sua marca, você precisa conhecer e aplicar o Branding na sua empresa.
O que é Branding?
Primeiramente, vamos para a definição, branding é um conjunto de estratégias para tornar a sua marca mais positiva e atraente na mente do público, potencializando a sua visibilidade.
Essa técnica garante o crescimento da empresa, além de aumentar a sua relevância no mercado e manter uma boa reputação.
As marcas precisam carregar propósitos e valores que irão ditar as ações da empresa, desde o início até a forma como será abordada nas mídias sociais.
Dessa forma, o branding se torna essencial, pois ele mostra como a sua marca é única e entrega ótimas experiencias aos seus usuários. Além disso, você consegue atrair clientes e atingir os objetivos juntamente com os valores e princípios da empresa.
E agora? Como aplicar essa estratégia? Continue lendo para saber mais
Como aplicar essa estratégia na sua empresa e nos seus conteúdos?
Para aplicar essas estratégias é necessário relacionar os propósitos, valores, identidade visual, posicionamento da empresa e marketing de conteúdo.
Vamos entender cada um deles
Propósitos
Aqui você precisa se perguntar, “Qual o problema que a sua marca quer resolver?” “Porque ela precisa existir?” e ainda “Porque ela foi criada?”. Quando você consegue responder essas perguntas, automaticamente é criado uma conexão entre a empresa e os colaboradores.
E essa conexão é repassada naturalmente para os clientes e potenciais clientes.
Valores
Os valores caracterizam a empresa, mostram como a sua marca e seus colaboradores se comportam diante de algumas situações.
Basicamente são as leis da empresa, são atributos inegociáveis. Um exemplo de valor que uma empresa pode ter é ser impecável com a palavra, esse é um atributo retirado do livro Os quatro Compromissos de Don Miguel Ruiz.
Posicionamento da empresa
Antes de definir o posicionamento é necessário traçar os objetivos do seu negócio, os valores da empresa e quais produtos irão entregar.
A partir disso já é possível definir o segmento de mercado que a sua marca irá ocupar e como ela será percebida pelo público.
Identidade Visual
Identidade visual é o que faz muitas empresas serem lembradas apenas por sua cor ou logotipo. Um exemplo disso é a Nubank que já é associada pela cor roxa e a Coca-Cola por sua cor vermelha marcante.
Mais do que apenas cores e símbolos, a identidade visual garante um espaço único no mercado.
O ideal é criar simbologias que contribuam estrategicamente com a sua marca. No feed do Instagram por exemplo, esses elementos precisam ser escancarados para comunicar de forma satisfatória e associativa.
Os slogans também são uma excelente estratégia para comunicar os propósitos e valores da sua marca.
Marketing de Conteúdo
Em primeiro lugar marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas de branding, porque ela consegue conectar as pessoas com uma história bem contada.
O ideal aqui é produzir conteúdo que seja valorizado pelo seu público sem se preocupar em vender. Dessa forma sua marca mostra a autoridade ao mesmo tempo que captura uma boa audiência.
Por fim é valido ressaltar que adotar o Branding é algo muito importante para sua marca se tornar líder no mercado.
Porém, não é uma tarefa fácil, uma vez que existem inúmeras empresas entregam produtos com excelência para os seus consumidores.
Entretanto, você pode aplicar essa estratégia que foi apresentada aqui no blog e dominar o espaço com a sua marca levando o público a comprar mais com você do que com seu concorrente.
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