Marketing na prática: O que é branding e como aplicar essa estratégia

Vamos falar de Branding mas antes de tudo eu preciso te fazer uma pergunta!

Você já pagou mais caro por um produto de uma marca específica?

Com certeza sim.

À primeira vista você pode não entender o motivo mas é por um simples fato, você tinha certeza que não receberia um produto com uma qualidade inferior

Isso é exatamente o que acontece quando uma marca é reconhecida por sua excelência e dessa forma a percepção de valor que é repassada é bem superior se comparada com seus concorrentes.

Um bom exemplo para isso é a Apple que a anos vem liberando o mercado, desenvolvendo produtos de referência. Ou seja, quando as pessoas enxergam um maior valor na sua marca elas estarão dispostas a pagar mais por seus produtos e serviços.

Para entender melhor como aumentar a percepção de valor da sua marca, você precisa conhecer e aplicar o Branding na sua empresa.

O que é Branding?

Primeiramente, vamos para a definição, branding é um conjunto de estratégias para tornar a sua marca mais positiva e atraente na mente do público, potencializando a sua visibilidade.

Essa técnica garante o crescimento da empresa, além de aumentar a sua relevância no mercado e manter uma boa reputação.

As marcas precisam carregar propósitos e valores que irão ditar as ações da empresa, desde o início até a forma como será abordada nas mídias sociais.

Dessa forma, o branding se torna essencial, pois ele mostra como a sua marca é única e entrega ótimas experiencias aos seus usuários. Além disso, você consegue atrair clientes e atingir os objetivos juntamente com os valores e princípios da empresa.

E agora? Como aplicar essa estratégia? Continue lendo para saber mais   

Como aplicar essa estratégia na sua empresa e nos seus conteúdos?

Para aplicar essas estratégias é necessário relacionar os propósitos, valores, identidade visual, posicionamento da empresa e marketing de conteúdo.

Vamos entender cada um deles

Propósitos

Aqui você precisa se perguntar, “Qual o problema que a sua marca quer resolver?” “Porque ela precisa existir?” e ainda “Porque ela foi criada?”. Quando você consegue responder essas perguntas, automaticamente é criado uma conexão entre a empresa e os colaboradores.

E essa conexão é repassada naturalmente para os clientes e potenciais clientes.

Valores

Os valores caracterizam a empresa, mostram como a sua marca e seus colaboradores se comportam diante de algumas situações.

Basicamente são as leis da empresa, são atributos inegociáveis. Um exemplo de valor que uma empresa pode ter é ser impecável com a palavra, esse é um atributo retirado do livro Os quatro Compromissos de Don Miguel Ruiz.   

Posicionamento da empresa

Antes de definir o posicionamento é necessário traçar os objetivos do seu negócio, os valores da empresa e quais produtos irão entregar.

A partir disso já é possível definir o segmento de mercado que a sua marca irá ocupar e como ela será percebida pelo público.

Identidade Visual

Identidade visual é o que faz muitas empresas serem lembradas apenas por sua cor ou logotipo. Um exemplo disso é a Nubank que já é associada pela cor roxa e a Coca-Cola por sua cor vermelha marcante.

Mais do que apenas cores e símbolos, a identidade visual garante um espaço único no mercado.

O ideal é criar simbologias que contribuam estrategicamente com a sua marca. No feed do Instagram por exemplo, esses elementos precisam ser escancarados para comunicar de forma satisfatória e associativa.

Os slogans também são uma excelente estratégia para comunicar os propósitos e valores da sua marca.  

Marketing de Conteúdo

Em primeiro lugar marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas de branding, porque ela consegue conectar as pessoas com uma história bem contada.

O ideal aqui é produzir conteúdo que seja valorizado pelo seu público sem se preocupar em vender. Dessa forma sua marca mostra a autoridade ao mesmo tempo que captura uma boa audiência.

Por fim é valido ressaltar que adotar o Branding é algo muito importante para sua marca se tornar líder no mercado.

Porém, não é uma tarefa fácil, uma vez que existem inúmeras empresas entregam produtos com excelência para os seus consumidores.

Entretanto, você pode aplicar essa estratégia que foi apresentada aqui no blog e dominar o espaço com a sua marca levando o público a comprar mais com você do que com seu concorrente.

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