Você já tentou vender na internet e não conseguiu atrair a atenção de clientes? Já fez uma campanha e mesmo assim não conseguiu vender? E por um momento até desacreditou no potencial do seu produto?
Então você precisa conhecer os 5 pilares do marketing Digital que são essenciais para conseguir mais clientes: Planejamento, Tráfego, Conversão, Relacionamento e Monitoramento
Eles são essenciais para entender todo o processo de estratégia que sua marca precisa criar no ambiente digital para atrair consumidores segmentados para o seu negócio. E ainda vai descobrir que o problema não é o seu produto e sim os mecanismos que está usando na sua empresa.
Vamos entender cada um deles?
Planejamento
O planejamento é uma etapa primordial, por que é nela que você conhece o seu produto e seu público alvo.
Você quer vender mais? Mas pra quem você quer vender mais? Qual o prazo que você está determinando para obter mais lucros?
Para responder essas perguntas você precisa saber qual é o seu público alvo e definir os objetivos e metas claras para o seu negócio.
Além disso, é importante determinar o quanto vai investir nas mídias, definir prazos e delegar as pessoas certas para fazer o que precisa ser feito através de um cronograma.
Ainda dentro de planejamento fazer um benchmarking tem muita relevância no seu negócio, porque você faz uma análise das empresas que são referências no mesmo produto e mercado que o seu, para conseguir gerar mais lucro e produtividade através das práticas que deram certo pra elas.
Tráfego
O tráfego é essencial para o seu negócio, para isso acontecer você precisa usar algumas mídias para conquistar a atenção e audiência do seu público alvo.
Existem 3 tipos de mídias: patrocinadas, próprias e orgânicas.
As mídias patrocinadas equivalem a um investimento para obter maior alcance. Para isso você precisa pagar para uma mídia te ajudar a divulgar a sua marca, como por exemplo o Facebook Ads e o Google AdWords. Só lembrando que quanto mais você investir mais alcance você terá.
Já as mídias próprias são por exemplo blogs e e-mails que você decide a frequência de publicações e quais conteúdos relevantes irá abordar, essa é uma forma de demonstrar o quanto a sua empresa entende assunto, além de transmitir autoridade.
Agora, quando alguém começa a falar muito bem de um produto ou serviço as chances de você se interessar é muito grande, isso retrata a mídia orgânica.
Quando alguém fala que o seu produto é muito bom gera mais impacto do que você falar que seu produto é bom. Por isso essa mídia é poderosa e traz um público de qualidade para o seu negócio.
Conversão
Depois de planejar e investir no seu produto você percebe que não consegue converter as visualizações em vendas? O que pode estar errado?
O problema está na sua proposta de oferta porque seu anúncio não chamou a atenção, o seu público-alvo não se identificou, a comunicação não ficou clara. Para isso é necessário fazer alguns ajustes.
Primeiramente construir uma oferta que chame atenção de preferência usando um copywriting, que levará o seu público alvo a entender melhor os benefícios de adquirir o seu produto ou serviço através de técnicas persuasivas de escrita.
Além disso, é essencial que o site de vendas seja bem intuitivo para que seu potencial cliente consiga sentir vontade e segurança para finalizar a compra. Contudo, para aumentar a sua taxa de conversão é muito importante impactar e reimpactar os clientes para assim gerar mais vendas.
Relacionamento
Mais do que apenas vender, é preciso criar um bom relacionamento com os clientes para que eles sempre lembrem da sua marca e voltem a comprar.
Dessa forma, é primordial manter o contato com o eles através de um suporte ou até mesmo um serviço de manutenção para garantir o sucesso e a satisfação com o produto ou serviço, sustentando assim a fidelidade do cliente.
Monitoramento
Agora a pergunta que não quer calar. Como saber se você conseguiu alcançar todos os objetivos e metas traçados no planejamento?
Antes de mais nada é muito importante que esses objetivos e metas sejam bem claros para que o monitoramento ocorra de forma eficaz. Existem várias ferramentas e técnicas para controlar esses dados, mas a princípio planilhas de monitoramento já ajudam bastante nesse processo de acompanhamento.
O ideal é comparar os resultados esperados com os alcançados e caso não seja satisfatório melhorar o processo e monitorar para ver se os avanços aconteceram.
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Bons negócios para você!
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Excelente conteúdo!
Quando começamos no mkt a ansiedade pelos resultados rápidos nos acompanha todos os dias. Tem que ter paciência, seguir esse passo a passo que você citou e ter constância e persistência, uma hora o resultado chega!
Sim, ter resiliência é fundamental. Você seguindo todos os 5 pilares do marketing digital as chances do seu negócio crescer são grandes.