Cinco dicas de técnicas de copywriting para prender a atenção do seu público em um vídeo.
Mas antes de tudo, você sabe o que é copywriting?
Pois bem, copywriting é uma técnica de redação para produzir textos que conduzem o leitor a tomar uma decisão. Ou seja, é um texto persuasivo que tem como objetivo na maioria das vezes gerar conversão e vendas.
Agora para vídeos a sua copy é o roteiro do video, por isso é muito importante escrever muito bem para que a fala se torne natural a audiência. Antes de começar a escrever, acompanhe as cinco dicas que não podem faltar na sua copy.
Dica 1 – Definir o objetivo do vídeo
Antes de começar a escrever seu roteiro é bom definir seu objetivo com ele. Porque assim você consegue direcionar melhor a sua audiência sem ficar fazendo muitos rodeios. Então, defina qual a decisão final que você quer que seu público assuma ao final do video.
Dica 2 – Definir a persona
Definir a persona é fundamental, porque para que haja uma conexão com seu público você tem que falar de uma forma que ele entenda. Não adianta usar gírias se seu público é mais velho e não adianta falar como se fosse um homem, se seu público são as mulheres. Definir bem com quem você está falando te ajudará muito a converter seus vídeos.
Dica 3 – Construir uma boa headline
Para quem não sabe uma das técnicas de Copywriting é a headline que é uma frase de efeito que te faz ter vontade de clicar quando vê o anuncio ou simplesmente chama a sua atenção quando você está navegando na internet. Essas frases são ótimas para capturar muitas visualizações. É claro que você vai perdendo pessoas ao longo do tempo, mas só de apresentar uma boa headline já te ajuda muito a subir essas visualizações e até mesmo a conversão. É interessante você usar palavras na sua headline que tragam algum benefício positivo como:
Economizar tempo, Ganhar segurança, Emagrecer.
Ou até mesmo benefícios negativos como: Você pode eliminar, diminuir, evitar. São muitas variações, mas o ideal é gerar curiosidade, adicionar valor e apresentar um benefício. Essa sequência é infalível para headlines.
Dica 4 – Usar os gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são excelentes para prender o público nos vídeos porque afetam em alguma emoção ou dor delas. Eles servem como um estímulo para impulsionar as pessoas a agirem.
Além disso, ajudam muito a vender e persuadir o público, influenciando e facilitando na hora da decisão de compra.
Vou comentar alguns deles aqui:
Gatilho Mental da Novidade: Esse gatilho é muito utilizado pelas marcas de celulares, automóveis e outras tecnologias, porque provoca em nós uma sensação de prazer relacionado ao fato de adorarmos experimentar e explorar novas experiências.
Gatilho Mental da Escassez: Esse gatilho apressa o consumidor a finalizar a compra, porque ele tem a sensação que aquele produto ou serviço acabará em pouco tempo. Ou seja, temos medo de perder uma oportunidade única e por isso tendemos a agir de forma automática quando esse gatinho está presente. Muitas vezes, estão escondidos em frases do tipo “Restam poucos em estoque”.
Dica 5 – Contar a sua história
Quando contamos uma história em cima de um fato, a possibilidade de ser lembrada depois é gigantesca. Atualmente não estamos comprando mais produtos ou serviços e sim a esperança de que aquilo nos fará pessoas melhores. O segredo para vender mais contando histórias é aplicar significados emocionais a sua história, transformando características do seu produto ou serviço em benefícios para sua audiência.
Achou que tinha acabado? Além das 5 dicas de Técnicas de Copywriting eu preparei uma dica extra para vocês.
APP’s que te ajudam a criar seus vídeos de forma profissional
Essa dica vai facilitar e muito o seu processo para finalizar o vídeo, porque muitas vezes quando começamos não temos tantas habilidades em programas de edição de vídeo e pagar um profissional para fazer isso pode inviabilizar o seu retorno financeiro com a conversão. Por isso, selecionei três aplicativos. Confira:
APP nº 1 – Canva
Com o Canva você consegue criar aberturas para seu vídeo e imagens para ilustrar ou separar a sua fala durante a apresentação. Esse app é bem intuitivo e é melhor aproveitado quando utilizado pelo computador.
APP nº 3 – Videoleap
É um aplicativo muito interessante para edição de vídeos. Nele você consegue adicionar vários efeitos, como transição de vídeos, cortes, textos, movimentos, enfim. Só testando mesmo pra ver os inúmeros benefícios que esse aplicativo proporciona.
APP nº 4 – Video Splitter
Esse é um excelente aplicativo que consegue dividir seus stories do Instagram nos segundos permitidos. Por exemplo, você fez um vídeo longo de 2 minutos e quer postar nos stories. Quando você coloca nesse aplicativo, o vídeo é dividido em 8 fragmentos de 15 segundos. Facilita muito seu processo, porque do contrário você teria que corta-los manualmente durante a postagem e isso toma muito tempo.
Gostou de aprender sobre o as 5 técnicas de copywriting que te ajudarão a prender seu público em um vídeo? Quer conhecer mais sobre marketing digital e como aumentar as vendas da sua empresa?
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