Público-Alvo e Persona, como definir

Você sabe com quem está falando? Para quem está vendendo o seu produto?

Não?

Saiba que definindo bem o público alvo e a persona o engajamento aumenta bastante.

Se você está com dificuldades de produzir conteúdo para aumentar o engajamento, essas dicas são para você.

Antes de mais nada, o ideal é saber com quem você está falando, porque caso contrário, irá ocorrer uma falha na comunicação e por consequência falta de engajamento.

Então, a primeira pergunta que você deve fazer é:

Qual é o problema que seu produto/serviço está solucionando?  

A partir dessa definição você já consegue usar estratégias para criar conteúdo que atinjam as dores do seu cliente. 

Agora, para criar sua persona você precisa se perguntar:

QUEM tem esse problema e poderia gostar desse produto/serviço?

A persona basicamente resume todos os detalhes do seu público alvo, porque assim você consegue imaginar com quem está falando e fica mais fácil saber o que dizer e quais estratégias usar. 

Então vamos as dicas, porque tem muita coisa que você

Dica 1 – Definir o seu público alvo

O público alvo pode ser definido de várias formas diferentes

  • # Quanto a população

Nessa parte você define a idade, gênero, estado civil, escolaridade, quantidade de filhos, onde mora, qual a profissão que exerce entre outros. Assim você consegue imaginar a rotina que essa personagem tem e como seu produto poderá ajuda-la.

  • # Quanto as dores

Aqui você define usando os dados no item anterior, quais as dores e desafios que essa pessoa tem. Isso significa as necessidades dela relacionadas ao seu produto/serviço, bem como dos desafios e desejos que podem surgir quando descobrir o que o seu negócio está solucionando. 

  • # Quanto as objeções

Essa etapa é muito importante, porque as objeções são as dúvidas comuns que sua persona tem. São as principais dificuldades e obstáculos encontrados no caminho até finalizar a compra. O ideal aqui é coletar o maior número de objeções, para assim quebra-las durante a conversa com seu potencial cliente, transformando a venda em sucesso.

  • # Quanto a fonte de informações

Onde a sua personagem busca informações? Existem variadas fontes e saber onde elas estão te ajuda a aproximar mais do seu potencial cliente. Quando você usa as mesmas fontes que ela, as chances de você ser notado são enormes.

A sua persona pode obter informações através de livros, revistas, jornais, blogs, eventos e até mesmo por formadores de opiniões. Então fique atento quanto a isso. 

Dica 2 – Definir a persona  

Definir a persona é fundamental para que haja uma conexão com seu público. Você precisa entender que existem várias maneiras de se comunicar e que você deve encontrar uma que atinja pessoas que gostariam de consumir o seu produto/serviço.

Basicamente, você irá resumir todos os pontos definidos na dica 1 para assim criar uma persona que mais se aproxime do seu real cliente. Dessa forma, você conseguir um maior engajamento e por consequência um relacionamento melhor com seu público.

Dica 3 – Ferramentas úteis

Aqui eu preparei para você 3 ferramentas muito úteis e que você poderá precisar quando estiver definindo seu público alvo e persona.

  •  # Google Trends

Essa é uma ferramenta gratuita e muito interessante, porque mostra os mais populares termos buscados nas pesquisas do Google. Ela também fornece gráficos com a frequência e a época do ano que a palavra em específico é procurada, além de apresentar em quais regiões do mundo e em diversos idiomas.

  • # SEMrush

Essa é muito utilizada para fazer pesquisas com a inteligência de negócios. Ela te ajuda de forma confiável a suprir as necessidades no marketing digital, uma vez que é difícil descobrir o que seus concorrentes estão procurando, seja a sua empresa de pequeno, médio ou grande porte.

  • # Dados das mídias

Essa é uma ferramenta excelente e gratuita que o Facebook disponibiliza para te ajudar a entender melhor seu público alvo e persona.

São dados bem úteis como idade, gênero, local onde vivem, idiomas, estilo de vida, enfim, informações de ouro para você começar a interpretar quem são os seus seguidores.

Gostou de aprender como definir público alvo e persona para o seu negócio? Quer conhecer mais sobre marketing digital e como aumentar as vendas da sua empresa?

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Bons negócios.

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