Marketing de Conteúdo: os benefícios e como você deve aplicar

Você conhece o Marketing de Conteúdo?

Você sabe como aumentar a sua visibilidade online e o engajamento da sua marca de uma forma fácil e barata? Não? Então se prepara por que hoje você irá descobrir como conseguir isso usando uma estratégia muito simples no marketing digital conhecida como Marketing de Conteúdo.

Basicamente marketing de conteúdo é uma técnica que deixou de ser tendência para se tornar um investimento para muitas empresas.

Ela usa uma abordagem com conteúdos valiosos e atrativos, incluindo artigos, ebooks e posts nas redes sociais para ajudar seu público alvo a resolver seus problemas. Com a finalidade de distribuí-los em mídias sociais e capturar a audiência certa para possivelmente receber um retorno lucrativo.

Vamos compreender agora algumas vantagens de aplicar o marketing de conteúdo na sua marca:

Visibilidade, Engajamento e Oportunidades

O aumento da visibilidade online e do engajamento com a sua marca surge quando você cria e distribui um conteúdo valioso, consistente e altamente relevante para seu público alvo.

Isso estabelece um forte relacionamento das pessoas com a sua marca porque elas passam a enxergar a sua marca como referência no assunto além de criar nelas o gatilho metal da reciprocidade. Esse gatilho é acionado toda vez que geramos algo enriquecedor para alguém sem pedir nada em troca.

No caso do marketing de conteúdo você gera esse valor através do próprio conteúdo relevante distribuído nas mídias sociais e de forma bem natural algumas pessoas sentem que precisam retribuir esse valor de alguma forma.

E é aí que entram as oportunidades. Quando aquele conteúdo impagável é ofertado sem nenhum custo as pessoas sentem a autoridade da sua marca e criam um engajamento, o que pode gerar conversões.

Com isso, o custo de aquisição de clientes reduz bastante e os potenciais clientes acessarão sua mídia de forma orgânica.

Monitoramento e Gerenciamento

Por se tratar de mídia digital é possível monitorar todos os seus passos através dele. Todas as estratégias usadas e que geraram ou não os resultados esperados podem ser controlados. Dessa forma, você consegue pensar novos próximos movimentos para continuar avançando.

É valido ressaltar que esse serviço de monitoramento das mídias sociais aumenta exponencialmente a dedicação em novas estratégias, pois reduzem o tempo gasto em processos operacionais como por exemplo de entender um relatório de dados para apenas analisar o que aqueles dados significam.

Autoridade

As propagandas nas mídias sociais nem sempre são “aceitas” quando os usuários percebem que aquela publicação é apenas um anúncio e não irá entregar nenhum valor momentâneo para elas.

Diferentemente dos anúncios, o marketing de conteúdo é uma propaganda aceita de uma forma muito mais sutil e espontânea por causa da entrega de assuntos altamente relevantes. Dessa forma, é possível aumentar a sua autoridade e também o reconhecimento da sua marca.

Qual é o primeiro passo para começar agora mesmo a usar o marketing de conteúdo?

Depois de todas essas vantagens o primeiro passo para começar a usar o marketing de conteúdo é definir muito bem quais são os principais objetivos da sua marca. Assim, você conseguirá utilizar a estratégia de uma forma mais atrativa de acordo com o seu propósito.

Definindo os objetivos

Existem vários tipos de objetivos que podem ser aplicados com a intenção de segmentar o seu plano de ação no marketing de conteúdo. Confira alguns exemplos:

Fortalecer a marca: Esse objetivo mostra como sua marca é especialista no assunto, visto anos de mercado por exemplo, mostrando assim uma imagem mais forte da sua empresa.

Comunicar serviços: Essa intenção é muito vista nas mídias sociais para expor experiências marcantes que o individualizam da sua concorrência, conseguindo assim transmitir o diferencial da sua marca.

Atrair pessoas para a empresa: Pode acontecer do seu objetivo ser direcionar as pessoas ao site da sua empresa para que elas conheçam os seus produtos e serviços e os adquira visitando seu espaço.

Criar proximidade com o cliente: Esse objetivo é para o caso da sua marca já ser estabelecida no mercado e você deseja que seus clientes se sintam mais próximos de você, assim você melhora e muito o relacionamento com seus clientes.

Gerar vendas: Também é possível que você queira apenas gerar vendas ou então conciliar com os outros objetivos descritos acima para ter como consequência esse retorno financeiro e então para isso você deve produzir conteúdo de qualidade com esse propósito.

É muito importante definir bem esses objetivos para que as metas sejam bem claras e todo o monitoramento ocorra de forma eficaz na busca pelo melhor resultado.

Lembrando que, para cada objetivo existe uma direção a ser seguida e um plano de ação correspondente, pois a estratégia de marketing de conteúdo trabalha junto com as intenções da sua marca.

Gostou de conhecer melhor o marketing de conteúdo? Quer conhecer mais sobre marketing digital e como aumentar as vendas da sua empresa? Entre em contato conosco pelo Instagram do Digital Sem Fronteiras e fale com um de nossos especialistas.

Bons negócios!

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